terça-feira, 3 de junho de 2014

Educação, Gentileza, Respeito e Ética

Passo a seguir um post do site As Maricotas, escrito pela Krysna que deve ser lido por todos!


http://www.asmaricotas.com/2014/06/respeito-e-bom-e-gente-gosta.html#comment-form

RESPEITO É BOM E A GENTE GOSTA!
Oi meninas, volteiii! Deu para sentir saudades... Até ontem, o assunto do meu post seria totalmente diferente desse, porém acontecimentos recentes me fizeram mudar de idéia e eu optei por abordar um tema que incomoda, e muito, quem trabalha com seriedade. Vocês já repararam como tem gente que gosta de tirar proveito no trabalho alheio?

Essa semana aconteceu com quatro maricotas: roubo de fotos, roubo de logo, roubo de marca (simm, copiaram até o nome da empresa) e compartilhamento indevido de fotos. Você é daquelas que acha que, se caiu na rede, é público e pode ser usado quando,onde e por quem quiser? Lamento te dizer, mas a resposta é NÃO.
Com qual direito uma pessoa se apodera de fotos da outra e tenta vender o produto como se fosse seu? É triste, mas eu vejo muita iniciante ( e até macaca velha) querendo as coisas mastigadas. Querem se dar bem e se promover a qualquer custo, nem que para isso, ela tenha que esquecer por completo o significado da palavra ÉTICA.

Quando vamos tirar satisfação, a desculpa é sempre a mesma: "__Ah amiga, é porque eu acho o seu trabalho tão lindo" ou "Nããão, você entendeu errado, esse álbum é para inspiração". Pára né!
Estou no ramo a mais de 8 anos, desde o falecido orkut, e desde sempre tem as folgadas de plantão sempre esperando a oportunidade para dar o bote. Querem reconhecimento sem esforço algum. Acham que tudo acontece como num passe de mágica: não estudam, não investem em materiais, não criam... me respondam uma coisa: Onde está o mérito disso tudo?

Por várias vezes tive fotos dos meus trabalhos divulgadas por outras pessoas que eu sequer sabia o nome.
Gostou de uma caixa linda da colega? Que bom! Saiba que atrás daquela caixa teve uma cabeça pensante, uma noite não dormida, um filho querendo colo , erros, correções, ajustes, papel, tinta para impressora... só depois disso tudo é que ela foi fotografada e colocada na internet.

E justo a folgada ir lá, copiar a foto e postar como se fosse sua? Imagino a decepção da cliente ao comprar um produto e receber outro totalmente diferente.

Aqui somos 16 maricotas, todas trabalhamos com a mesma coisa, amamos o trabalho umas das outras mas acima da admiração, cultivamos o respeito entre nós.
Eu não sei ao certo o que sinto quanto me deparo com roubo de imagens ou percebo que alguém quer se promover em cima do outro. É um mix de raiva, decepção, revolta e pior, pena. Se a pessoa não é capaz de criar o seu próprio portfólio, será ela capaz de crescer profissionalmente e se manter no mercado? Claro que todas sabemos a resposta ...

Uma dica preciosa para quem está começando agora: estude,faça cursos, compre máquinas, MAS, nada disso servirá ser você não respeitar a sua colega e principalmente, respeitar a si própria e a sua cliente.

O fato de você admirar e gostar de um trabalho que viu por aí, não te dá o direito de tomar posse dele.

Como diz o ditado "Respeito e canja de galinha não faz mal a ninguém". 
Minha avó era ainda mais sincera:  Respeito é bom e conserva os dentes.

Fico por aqui....já pensando num próximo post...
Beijo grande
Maricota Krysna

Nenhum comentário:

Postar um comentário